Academia de Letras inaugura sua sede em Passagem Franca

Ocorreu nesta sexta, 09 de janeiro de 2026, em nossa cidade, a inauguração da sede da APAGEFRAN (Academia Passagense de Letras e Artes). Fica na Rua Joaquim Távora, Centro, em frente ao busto da Franca (no prédio onde funcionou o fórum).
O evento transcorreu em clima de festa cultural, pois selou ao mesmo tempo uma parceria com a municipalidade no sentido de manter no local a Biblioteca Municipal Josué Montello, além de lançar a semente de criação de um futuro museu para a comunidade, já tendo recebido várias peças raras que contam nossa história. Tais relíquias já compõem um pequeno centro de memória. A maioria dos membros da entidade fizeram-se presentes, acompanhados de amigos e familiares. Coube ao prefeito municipal, Francisco Meneses de Sousa, Chicão da Parabólica, proceder o corte da fita, juntamente com o presidente da casa, Professor Antonio dos Santos Fonseca Neto.
Todos os presentes adentraram ao prédio e, enquanto conheciam as instalações, degustaram um farto coffee break. Em seguida se dirigiram ao obelisco das três eras reerguido pela gestão atual. Lembrando aqui, em tempo, que o referido monumento alude aos períodos em que Passagem Franca foi Freguesia de São Sebastião,1835; Vila, 1838 e,  por último cidade, 1938.
Naquela oportunidade memorável para os passagenses, o que pontuou igualmente o início do Festejo de São Sebastião/2026, foi quando os acadêmicos levantaram um brinde junto ao busto da fundadora da cidade. Assim todos os presentes e quem passou pelo local, aplaudiu a iniciativa, em sinal de que acreditam que bons frutos virão para toda a coletividade.

Texto: Leonício Aires - Cadeira 3, APAGEFRAN
Fotos: Davi Cavalcante/Manoel Vieira